Milhares de fiéis participaram neste domingo (25), no Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, da Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebração que marcou o encerramento do Ano Nacional do Laicato na Diocese de Cruz das Almas. A Eucaristia foi presidida por Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada pelo clero diocesano.
Na homilia, Dom Tourinho explicou, que a Festa de Cristo Rei marca o encerramento do ano litúrgico e o início de um novo calendário para a Igreja. “No ultimo domingo do ano litúrgico, após participarmos das missas em todos os domingos do ano, só podemos concluir que Cristo é o Rei do Universo”, disse.
O Bispo ressaltou a importância do leigo na missão evangelizadora da Igreja e agradeceu pela fidelidade e pelo testemunho nos diversos espaços da sociedade. Também exortou aos fiéis católicos a rejeitarem a mentira. "Todo pecado começa pela mentira, nós devemos falar sempre a verdade independente das consequências".
Para Jadeilson Gomes, membro do recém-formado conselho diocesano de leigos, a grande participação dos fiéis na atividade indica o comprometimento dos leigos nos diversos organismos da Igreja. “Este é o retrato de nossa Igreja no Recôncavo, inúmeras pessoas comprometidas e engajadas em nossas comunidades, nos diversos serviços e pastorais, colocando seus dons para o crescimento do Reino”, disse.
A Solenidade foi realizada no Adro do Santuário Diocesano devido ao grande número de participantes e teve início com Louvor e Exaltação Eucarística. A animação do encontro foi realizada pelo Coral Orago da Cachoeira.
Santuário
Ao final da celebração o Cônego Hélio Vilas-Boas, Reitor do Santuário, agradeceu a presença dos leigos e motivou a visitarem a tri centenária igreja que foi elevada à santuário por ter sido local onde viveu Frei Galvão, primeiro Santo brasileiro. Dom Tourinho também exortou os fiéis a realizarem romarias ao santuário e lembrou que no ultimo domingo de cada mês as pílulas de Frei Galvão são distribuídas gratuitamente na Missa dos romeiros.