top of page
Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Seminário de Iniciação à Vida Cristã é encerrado em Brasília

Terminou nesta última quarta-feira, 17 de julho, o Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) com Seminaristas, que acontece desde segunda-feira, 15, na Casa dom Luciano, em Brasília (DF). A iniciativa é promovida pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reuniu um grupo de 208 seminaristas de todo o país.



No encontro, os participantes refletiram sobre  “A importância da catequese na formação do futuro presbítero”, com a ênfase no espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação do presbiterato.


Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, destacou que o encontro faz parte de um processo que está envolvendo seminaristas, leigos e leigas e presbíteros para fortalecer a iniciação à vida cristã no Brasil. Trata-se, segundo ele, de encontrar caminhos novos para comunicar a fé com as novas gerações em tempos tão complexos como, por exemplo, com o uso da inteligência artificial.

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas como comunicar o Evangelho, o Reino e como integrar na comunidade crianças e jovens de hoje? Precisamos revisar toda a nossa prática pastoral com os padres, a prática catequética. Veja quantas crianças deixam de vir à Igreja depois que terminam a primeira comunhão e a crisma, isso é sinal de que a catequese não ocorreu. E nós não estamos revisando isso, nós estamos continuando com as mesma práticas religiosas”, questiona.

O arcebispo de Santa Maria salienta que é, nesse contexto de mudanças, que a iniciação à vida cristã se torna ainda mais importante. E destacou que a Comissão tem refletido e formado seminaristas, padres e catequistas como parte de um processo. “Nós estamos alinhando todos os processos para que possamos chegar à comunicação da fé”, disse. 



“Uma das preocupações dos bispos é como melhorar a formação dos futuros presbíteros num tempo que é novo. Nós não podemos preparar presbíteros para responder com respostas velhas a perguntas novas, tem novas perguntas aparecendo, tem situações inéditas, então precisamos nos preparar”, finalizou.


Participante do encontro, o seminarista Gustavo Marconato, da arquidiocese de Santa Maria (RS), destacou que o evento traz a oportunidade de apresentar a dimensão da fé, em termos de Brasil.

“Estamos em muitos seminaristas que buscam as mesmas coisas, entre elas a fé em Jesus Cristo, apresentar às nossas comunidades aquilo que Jesus veio trazer a este mundo, o Evangelho, e principalmente uma motivação para nós nos formarmos melhor, nos formarmos naquilo que a Igreja precisa nos tempos de hoje, especialmente na transmissão da fé aos que procuram à Igreja, especialmente os adultos, mas também as crianças que vêm à busca da fé na igreja.

Para ele, o que mais chamou atenção diante das palestras proferidas foi a inspiração catecumenal no sentido mistagógico, de conduzir melhor às comunidades à oração e a uma experiência profunda da fé. “Não só de quanto conteúdo de fé, mas principalmente a vivência que nós temos, a espiritualidade, mas também compreender a fé que nós expressamos e professamos diante das comunidades”.

“É muito importante que nós saibamos o que estamos fazendo, que é por Jesus Cristo, claro, mas também o contato pessoal com Ele, que vem da oração”.

O Seminarista Rafael Carlos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santo Amaro da Purificação; foi o representante de nossa Diocese. Participando do seminário ele fez essa grande experiência de agregar, em si, muito conhecimento, vivenciando esses dias de formação e aprofundamento no que diz respeito a Iniciação à Vida Cristã.



Fonte: CNBB


23 visualizações
bottom of page