Aconteceu no último sábado dia 3 de agosto, na Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso a Santa Missa onde dois jovens seminaristas da Diocese de Cruz das Almas deram mais um passo rumo a Ordenação Sacerdotal. O seminarista Rafael Carlos recebeu a instituição do Ministério de Leitor e o seminarista Uesley Lopes foi admitido às Ordens Sacras.
A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada pelos padres Jurandir Paz, cura da catedral, André Soeira, Felipe Vichi, Jerônimo Santos e Luiz Henrique. Estavam presentes também familiares e amigos dos jovens seminaristas e a comunidade católica que se reuniu ao redor do Altar para celebrar a Santíssima Eucaristia oferecendo orações e preces pelos jovens que caminham rumo ao sacerdócio.
Os seminaristas estão sendo formados no Seminário Maria Mater Eccleasiae onde se preparam para receber o sacramento da Ordem e passam pelo processo de formação intelectual que é um dos pontos fundamentais da preparação do seminarista nas diversas áreas que se entrelaçam e os tornam maduros e preparados para o enfrentamento dos diversos obstáculos que surgirão posteriormente.
No ministério do Leitorato o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra passando a ser oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho).
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconado ou ao Presbiterado manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado”. Por seu caráter espiritual e eclesial esse ato marca de maneira significativa o processo formativo do seminarista. Este é mais um passo na caminhada de discernimento vocacional rumo ao sacerdócio. Nele se dá o reconhecimento oficial da sua vocação. Por esse motivo o candidato deve cultivar de forma mais intensa sua vocação e obedecer de forma incondicional a vontade de Deus que o chamou.
Ao se dirigir ao novo leitor e ao candidato para o ministério de presbítero, o Bispo Diocesano chamou atenção para a importância de uma vivencia íntima com a Palavra de Deus e o sacrifício do Senhor. “Manifestai pelas vossas vidas, Jesus Cristo Salvador. Para isso, vivam e pratiquem estes ministérios confiados. Sirvam com sincero amor o Corpo Místico de Cristo que é o povo de Deus, especialmente os mais fracos. Lembrem-se da missão que o Senhor deu aos apóstolos e assim também a nós, de amar-vos uns amos outros”, ressaltou Dom Antonio.
Que o nosso Bom Deus ajude estes jovens a serem fiéis e perseverantes nessa jornada tão bela de amor e entrega a vontade do Senhor.
Fotos: Pascom Diocese de Cruz das Almas