A festa de São Tiago do Iguape foi celebrada com solenidade na manhã desta quinta-feira, 25, na Igreja Matriz com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, concelebrada pelo pároco Padre Adeilson Pugas Milhazes, com assistência dos diáconos Alan Bacelar e Jerry Queiroz e participação de inúmeros fiéis das comunidades paroquiais, peregrinos, além da Prefeita, Vice-Prefeita Municipal e Vereadores municipais.
A festa foi precedida de novenário onde a comunidade paroquial celebrou cada noite com louvor e gratidão, norteados pelo tema central: O olhar de São Tiago nos conduz a oração. Padres e Diáconos ajudaram nas reflexões das noites aprofundando a oração do Pai Nosso.
Na homilia, Dom Tourinho ressaltou a intimidade e proximidade de São Tiago e seu irmão João, ao Senhor Jesus, e o quanto que todos os devotos devem assemelhar suas vidas à desse grande apóstolo que foi o primeiro que bebeu do cálice do martírio. Na vivência do Ano da Oração, recordou que o Papa Francisco quer que tenhamos uma experiência de vida de oração cotidiana, e exortou aos fiéis a rever na vida pessoal as coisas e situações que impedem essa experiência, para que, renovados na fé possam em todos os âmbitos ser um testemunho vivo de comunhão com o Senhor.
Sendo uma das paróquias mais antigas da Bahia, localizada na Bacia do Iguape, e tradicionalmente povoada por famílias de pescadores e marisqueiras, a Paróquia de São Tiago do Iguape está numa localização privilegiada para formação da Pastoral dos Pescadores.
Ao abençoar os pescadores e marisqueiras, Dom Tourinho falou à comunidade do seu sonho de que essa pastoral seja criada na Diocese à partir dessa paróquia, motivando seu pároco a dar esse passo, para que todos os pescadores e marisqueiras, tenham em São Tiago o modelo e exemplo de vivência desse ofício, numa vida de oração, na comunhão com Deus.
A comunidade paroquial encerrou os festejos, a tarde, com procissão pelas ruas do Distrito.
Fotos: Pascom paroquial