top of page
Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Paróquia Santo Antônio, em Geolândia, celebra seu Padroeiro

Atualizado: 14 de jun. de 2023





Nesta terça-feira (13), as paróquias e comunidades da Diocese de Cruz das Almas celebraram com muita alegria, fé e devoção a festa de Santo Antônio.

No território diocesano, especificamente em Geolândia, em Cabaceiras do Paraguaçu, possui uma paróquia dedicada ao santo popular e doutor da igreja.

A paróquia realizou a tradicional trezena em honra a Santo Antônio. Todas as noites foram refletidos temas acerca da vocação.

A festa teve seu ponto ápice nesta tarde, com a missa solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada pelos Padres Felipe Vichi e Antônio Menezes.

Na homilia, Dom Tourinho enfatizou sobre as vocações e apresentou duas delas: A vocação a vida (que é para todos) e a vocação a santidade (que nasce pelo batismo). “A comunidade cristã deve ser uma “sementeira”, uma “leira”. A primeira sementeira é a família, a família tem que ser um terreno fértil a santidade”. Disse.


Ao final da celebração, Padre Felipe agradeceu a todos os presentes e a todos os paroquianos que contribuíram e serviram durante os festejos.

Após a missa os fiéis saíram em procissão pelas ruas de Geolândia, encerrando as festividades com a benção do Santíssimo Sacramento.



Fotos: Pascom Paróquia Santo Antônio

Santo Antônio, franciscano e doutor da Igreja


Lisboa ou Pádua?


Celebramos a memória do popular santo — doutor da Igreja — que nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Por isso, é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Agostinianos ou franciscanos?

Com 15 anos, entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote, com 24 anos de idade, encaminhado à carreira de filósofo e teólogo. Mas, ao conhecer a família dos franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças, o santo decidiu-se por seguir os passos de Francisco e deixou a ordem de Agostinho.

Antônio, missionário e pregador

Escolheu ser chamado de Antônio em veneração a Santo Antão — anacoreta, no Egito. Logo que entrou na Ordem Franciscana, foi enviado para Marrocos. Ali, Antônio ficou tão doente, que teve de voltar, mas, providencialmente, porque foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho.

Nesse sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Ele atraía grandes multidões com as suas pregações, passava diversas horas no confessionário e reservava, para si, momentos de retiro em solidão.

Páscoa

Continuou vivendo para a pregação da palavra de Cristo, servindo à sua família franciscana por meio da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isso até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna, em 13 de junho de 1231.

O santo, muito querido, amado e venerado já em vida, foi sepultado no quinto dia após sua morte, depois de uma longa decisão de onde seu corpo seria encerrado. Foi carregado em grande procissão até a Igreja de Santa Maria em Pádua.

Popularidade

Sua popularidade era tamanha, que, imediatamente, o seu sepulcro tornou-se meta de peregrinações que duram até nossos dias. São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo Papa Gregório IX.

Reconhecido pela influência de Santo Agostinho, Antônio conjugou, de modo original, mente e coração, pesquisa teórica, prática das virtudes, estudo e oração.


Fonte: Canção Nova

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page