A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, a decisão do Papa Francisco de acolher o pedido de renúncia de dom Luiz Flávio Cappio, nomeando para a diocese de Barra, na Bahia, o padre João Batista Alves do Nascimento, atual reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Novo bispo emérito
Dom Luiz Flávio Cappio nasceu em 4 de outubro de 1946, em Guaratinguetá, São Paulo. É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Filosófico e Teológico Franciscano, em Curitiba (PR) e Petrópolis (RJ). Também cursou Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, na Universidade Católica de Petrópolis (RJ).
Foi ordenado padre em 1971, em Guaratinguetá (SP). Atuou na Pastoral missionária e paroquial em vários setores, especialmente na Pastoral Vocacional e orientação de retiros espirituais. Tornou-se bispo da diocese de Barra, na Bahia, em 1997. Seu lema episcopal é “Que todos tenham vida”.
Novo bispo diocesano
Monsenhor João Batista Alves do Nascimento nasceu em 2 de março de 1972, em Jordânia, Minas Gerais. Entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA) no ano de 1994. Fez seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA), nos anos de 1995 a 1996. Entre 1998 e 2001 concluiu o curso de Teologia na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA).
Foi ordenado padre em 16 de dezembro de 2001, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Entre as funções que exerceu em seu ministério presbiteral estão a de superior vice-provincial da Bahia, de 2011 a 2014; formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador (BA), de 2015 a 2018; reitor para o Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, desde 2019, e atualmente, também é membro do Conselho dos Missionários Redentorista da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.
Via: CNBB