Os legionários da Diocese de Cruz das Almas celebraram neste domingo, 31 de outubro, encerramento do mês missionário, os 100 anos da presença da Legião de Maria no mundo. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A Legião de Maria é uma associação internacional fundada em 7 de setembro de 1921 pelo leigo, Frank Duff em Dublin, na Irlanda. O movimento está há 70 anos no Brasil e há 65 anos na Bahia. Em Cruz das Almas, a associação formada por fiéis leigos possui 49 anos de caminhada, tendo sido fundada em 16 de julho de 1972.
Tendo como espiritualidade missionária, levar Jesus e Maria às famílias, na Diocese de Cruz das Almas, a Legião de Maria é composta por 1 Comitium (conselho diocesano), 7 Cúrias ( conselhos paroquiais) e 81 Praesidias (grupos legionários). Está presente nas paróquias Catedral e São José, em Cruz das Almas; Nossa Senhora da Conceição, em Governador Mangabeira; Senhor Deus Menino, em São Félix; São Bartolomeu e Nossa Senhora da Vitória, em Maragojipe; e Nossa Senhora da Purificação e Nossa Senhora do Rosário, em Santo Amaro.
Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias. Na primeira delas, chamada de auxiliares, estão os fiéis que se comprometem a rezar diariamente as orações legionárias. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do Praesidium (grupo legionário) ao qual pertencem, rezar diariamente a Catena e desenvolver os trabalhos próprios do movimento, que são, por exemplo, as visitas aos idosos, aos doentes, aos hospitais, às cadeias, às famílias e aos asilos.