Nesta última quinta-feira, 13, a Igreja celebrou, com grande festa, o dia de Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja. Santo Antônio é considerado como um dos santos mais populares do Brasil, sendo muito conhecido e sua devoção é propagada por várias gerações.
A Festa Junina é uma festividade popular que é realizada no Brasil durante o mês de junho. Essa festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Essas festas são comemoradas de formas muito populares e, aconcetecem, principalemente, na região nordeste do país.
A festa de Santo Antônio abre as comemorações do mês de junho e é celebrada com grande fervor por toda a Igreja. Santo Antônio foi um homem de Deus, repleto de muitos dons, realizou muitos milagres, grande parte ainda em vida, sendo, também, um grande pregador. Santo Antônio, foi canonizado pela Igreja em menos de 1 ano após a sua morte, foi o santo que teve a honra dos altares em menor tempo na Igreja. Ele gostava muito de estudar, passando grande parte do tempo lendo na biblioteca. Era um homem comtemplativo; era humilde e caridoso, a ele são atribuidas muitas virtudes.
Em nossa Diocese a memória de Santo Antônio é celebrada com grande festa pela Paróquia Santo Antônio, em Geolândia, na qual o santo é padroeiro. O trezenário foi iniciado no dia 1 de junho, contando com a presença de muitos padres, diáconos, religiosos e o Bispo Diocesano que abriu os festejos na Paróquia. Durante o trezenário foi refletido o tema: "Com Santo Antônio vamos em espírito de oração trabalhar na vinha do Senhor". O dia da festa foi celebrada a Santa Missa Solene pelo pe. Felipe Vichi, Administrador paroquial. Em seguida houve uma linda procissão pelas ruas de Geolândia, contando a grande participação dos fiéis.
Fotos: Pascom Santo Antônio
Destaques
Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, celebra festa com grande solenidade e bela procissão. A celebração que foi presidida pelo Padre Gabriel Vila Verde, Vigário Paroquial, contou com o rito da coroação de Santo Antônio e do Menino Jesus, em seguida houve uma pequena procissão pelas ruas do bairro Santo Antônio.
Fotos: Área Pastoral São Roque da Chapadinha
Em Capoeiruçu, na comunidade Santo Antônio pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira; houve a procissão antes da missa, às 19h, pelas ruas da comunidade, acompanhada pelos fiéis e filarmônica Minerva Cachoeirana. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa da memória de Santo Antônio com grande festa. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, concelebrada pelo Padre Antônio Carlos, com a asssitência dos Diáconos Alan Barcelar e Jerry dos Santos.
Fotos: Arquivo Pessoal
Na Paróquia do Rosário, em Santo Amaro, a Santa Missa foi celebrada pelo nosso Pároco Pe. Jerônimo Santos Silva, foi uma belíssima celebração, após a Santa Missa a imagem de Santo Antônio percorreu umas das principais ruas da cidade.
Fotos: Pascom Rosário