Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira Missa foi iniciado em Santa Cruz Cabrália
- Diocese de Cruz das Almas
- há 4 dias
- 2 min de leitura
O coração do Brasil está pulsando em Santa Cruz Cabrália (BA), onde, em 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira Missa em terras brasileiras. Foi neste marco histórico e espiritual que a Diocese de Eunápolis deu início, na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, às celebrações do seu Jubileu Eucarístico, renovando a fé do povo de Deus e reafirmando a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.

A Missa de abertura, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi presidida por Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis, e concelebrada por diversos arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe. Entre o episcopado, estiveram presentes os membros da presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (presidente e bispo de Camaçari), Dom José Genivaldo Garcia (vice-presidente e bispo de Estância) e Dom Dorival Barreto (secretário e bispo auxiliar de Salvador), além de presbíteros, religiosos, religiosas e fiéis.
Dom José Edson destacou a importância do local onde foi celebrada a primeira Missa no Brasil. O prelado enfatizou a centralidade da Eucaristia na vida cristã e a necessidade de renovar o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. O bispo também expressou solidariedade com a Igreja universal, especialmente em relação ao falecimento do Papa Francisco, ocorrido recentemente. A celebração é expressão da fé que une o povo de Deus em torno da Mesa da Palavra e do Altar, sinal de esperança e continuidade da missão confiada à Igreja.

Antes da Missa, Dom José Edson acolheu com entusiasmo e espírito fraterno todos os participantes, expressando a alegria da Diocese de Eunápolis em viver esse momento de graça. Um gesto simbólico e tocante marcou o início da celebração: flores foram solenemente colocadas diante de uma fotografia do Papa Francisco, em sinal de comunhão e de carinho pelo Santo Padre. Dom Dirceu ofertou um dos arranjos florais, representando a unidade e a fidelidade das Igrejas do Regional Nordeste 3 ao sucessor de Pedro.
Em comunhão com os Bispos do Regional Nordeste 3, Dom Antonio Tourinho Neto participou da histórica celebração.
O Jubileu Eucarístico segue como um tempo forte de renovação espiritual, memória histórica e compromisso missionário, celebrando a presença real de Cristo na Eucaristia e a trajetória de fé que tem suas raízes fincadas no solo brasileiro há mais de cinco séculos. Acompanhe a programação e participe dos próximos momentos jubilares na Diocese de Eunápolis.

Com informações e fotos da CNBB Ne3