Os casais coordenadores das seis equipes de Nossa Senhora da cidade de Cruz das Almas se encontraram pela primeira vez com o Bispo Diocesano para apresentar o Movimento e solicitar o apoio necessário para sua expansão na Igreja local. Num breve relato explicaram ao Bispo que se trata de uma obra de evangelização para casais fundada na França em 1938 e teve como motivador o Padre Henri Caffarel.
Este movimento chegou para o Brasil na década de 60, três anos após a visita do Padre Caffarel e em Cruz das Almas o Monsenhor Neiva foi o grande incentivador e mantenedor das Equipes de Nossa Senhora.
Dom Tourinho relatou que seu primeiro contato com os equipistas foi na Arquidiocese de Olinda e Recife quando era Bispo Auxiliar. Já no aeroporto dos Guararapes, antes de pegar o voo para a Bahia, um casal se aproximou para informá-lo de que em Cruz das Almas havia o Movimento.
O Bispo pediu aos casais que estão à frente das equipes que busquem cada vez mais se fazerem discípulos - missionários evangelizadores em favor das famílias.
Participaram do encontro, casais da Paróquia São José e Nossa Senhora do Bom Sucesso, segundo eles, este foi um momento muito especial. “Foi uma noite muito feliz, onde o Bispo se mostrou receptivo ao Movimento e satisfeito com os casais que buscam a santidade através do Sacramento do matrimônio”, avaliou o casal anfitrião da noite Ana Rosa e Carlos Valter Vilas Boas. O Vigário Geral da Diocese, Padre Antônio Rebouças, também participou do encontro.