Iniciou neste domingo, 19 de março, a primeira Visita Pastoral de Dom Tourinho Neto na Diocese de Cruz das Almas, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, com missa de abertura na Catedral Diocesana.
A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia. Uma visita pastoral do bispo visa contatar pessoas, conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas.
A primeira visita foi à comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tabela-Inocoop, com a presença do pároco, Padre Jurandir Paz, o Diácono Washington Murilo Peixoto e demais leigos.
A visita iniciou-se às 10:30h com a celebração da santa missa logo após aconteceu reunião com a comunidade onde o Bispo Diocesano fez a leitura do documento à cerca da visita pastoral explicitando o objetivo e a importância da mesma para a Diocese.
Dom Antonio conheceu um pouco mais da realidade da comunidade: grupos, movimentos e pastorais, dialogando a respeito da missão daqueles que estão na coordenação, bem como outros fiéis. Oportunamente incentivou o cuidado e atenção com a evangelização, lembrando a “igreja em saída”. Também chamou atenção para as visitas aos enfermos, demonstrando o carinho e cuidado que a Igreja tem para com as pessoas que se encontram doentes. Apontou para a retomada da catequese que ficou desarticulada devido a pandemia, e mostrou preocupação ao ouvir a frase “poucos rostos novos”, solicitando dos fiéis que “Avancem para águas mais profundas”(Lc 5,4) como pediu o próprio Jesus, na busca de uma renovada ação missionária na comunidade.
À tarde Dom Tourinho se reuniu, no Centro Paroquial Bonsucesso, com a Pastoral Familiar Diocesana, Equipe de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, oportunidade em que conheceu melhor o trabalho realizado por estes movimentos junto às famílias.
À noite houve o encontro com as pastorais e movimentos de expressões de juventude existentes na paróquia.
Durante a semana o Bispo Diocesano realiza diversas reuniões com comunidades, pastorais, movimentos e com os conselhos paroquiais.