O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, recebeu o Título de Cidadão Cruzalmense, nesta segunda-feira (1), na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas. Leigos, diáconos, padres e autoridades, prestigiaram a homenagem que foi proposta pelo vereador Carlos José Barbosa Borges.
Após receber a honraria, Dom Murilo agradeceu. “Recebo com alegria o título de cidadão desta cidade, que nasceu aos pés da Cruz e, desejo, que ela desenvolva sempre mais a sua vocação que é de acolhida. Ela nasceu acolhendo tropeiros, hoje acolhe estudantes, comerciantes, pessoas em busca de saúde, portanto, o coração dessa cidade deve ser sempre maior porque o número de pessoas que vão procurá-la crescerá cada vez mais. Meu sentimento nesta noite é de gratidão”, disse.
Durante a Sessão, foi destacado o pastoreio e atuação de Dom Murilo na Bahia e especialmente na Região do Recôncavo, onde esteve como Arcebispo durante seis anos, nesse período, foram criadas duas novas paróquias, foi adquirida uma rádio e erigida pelo Papa Francisco, a Diocese de Cruz das Almas, desmembrada do território da Arquidiocese de Salvador e instalada em janeiro deste ano.
Dom Murilo
Natural de Santa Catarina, Dom Murilo foi nomeado pelo Papa Bento XVI, como Arcebispo de Salvador há sete anos e tomou posse no dia 25 de março de 2011. Em 2017 foi homenageado com o título de Cidadão Baiano outorgado pela Assembleia Legislativa da Bahia. Em setembro deste ano, completou 75 anos de idade e conforme orienta o Código de Direto Canônico apresentou ao Santo Padre o pedido de renúncia, porém, ainda aguarda decisão do Sumo Pontífice.
Fotos: Mário Jorge