Na última terça-feira (28), os bispos, padres, representantes da Cáritas Brasileira e coordenadores das Pastorais e Movimentos do Regional Nordeste 3 da CNBB realizaram uma reunião online com o objetivo de avaliar o andamento da Campanha SOS Bahia e Minas Gerais e planejar as ações de ajuda que serão desenvolvidas na Bahia. Ao longo da manhã, os participantes apresentaram a situação das dioceses mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias na Bahia: Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Amargosa e Eunapólis.
Além da ajuda emergencial para as cidades mais impactadas, o objetivo principal desta Campanha é contribuir na assistência às famílias no pós-chuvas e enchentes. As dioceses devem cadastrar as famílias que necessitam de ajuda, fazer um levantamento das principais necessidade e solicitar o recurso à Cáritas Brasileira, entidade que coordena a Campanha. Algumas instituições internacionais já manifestaram apoio a Campanha e vão contribuir com doações financeiras.
A Campanha SOS Bahia e Minas Gerais
A iniciativa busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra a Covid-19. Os itens serão distribuídos pelas Cáritas Diocesanas próximas às áreas em situação crítica, a fim de auxiliar as milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas que atingiram os estados.
As doações podem ser feitas pelas contas da Cáritas Brasileira:
Banco do Brasil
Agência 0452-9
C/c . 50.106-9
Caixa Econômica Federal
Agência 1041
Operação: 003
C/c – 1132-1
CNPJ: 33.654.419/0001-16
PIX
CNPJ: 33.654.419/0001-16