Durante a manhã deste domingo, 17 de novembro no IFbaiano em Governador Mangabeira, inúmeras atividades marcaram a celebração do Dia Mundial dos Pobres na Diocese de Cruz das Almas.
A Programação contou com Santa Missa presidida pelo Padre Hélio Vilas-Boas responsável pela Cáritas Diocesana, Oficinas para Família e Juventude, de Cooperativismo e Empreendedorismo, além de Espeço Saúde com diversos atendimentos gratuitos, brinquedoteca, atividade cultural e almoço.
O Papa Francisco escolheu um lema particularmente significativo para o VIII Dia Mundial dos Pobres, neste ano dedicado à oração, que nos prepara para o Jubileu Ordinário de 2025: «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5). Esta expressão, que nos chega do antigo autor sagrado Ben Sira, torna-se imediata e facilmente compreensível neste contexto.
Na sua Mensagem, o Papa volta a recordar-nos que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles. Deus ouve a oração dos pobres e, perante o sofrimento, fica «impaciente», até lhes fazer justiça. De fato, o livro de Bem Sira afirma que «o juízo de Deus será em favor dos pobres» (cf. 21,5).
A realização dessa celebração teve por objetivo gerar uma atenção mais séria de todos em relação a presença dos pobres na sociedade, sua dignidade, que eles precisam de Deus e de alguém que seja sinal concreto de Sua escuta e proximidade. Ainda, evidenciar, o grande numero de pessoas que dedicam uma grande parte de sua tempo para ouvir e servir os pobres.
Fotos: Pascom Conceição / Governador Mangabeira