Aconteceu no sábado, 19 de novembro, no Centro Paroquial de Cachoeira, a certificação dos alunos dos cursos de Capacitação para Comunicadores Católicos e de Auxiliares da Construção Civil, promovido pela Diocese de Cruz das Almas, através da Cáritas Diocesana.
Contou com a participação dos cursistas, do Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, do Cônego Hélio Vilas-Boas, do Padre Felipe Vichi, do Padre Adeilson Pulgas, do Diácono Alan Bacelar, da Vice-Prefeita de Cachoeira, Cristina Soares, do Advogado da Diocese, Luiz Luz e de alguns professores dos cursos.
O evento iniciou com o coffee break e em seguida o Diácono Alan Bacelar, assistente eclesiástico da Pascom Diocesana, dirigiu um momento de espiritualidade.
O Cônego Hélio Vilas-Boas falou sobre o projeto João de Barro e a importância do curso voltado para área da Construção Civil.
Logo após, ocorreu as apresentações dos cursos. Ana Luz explicou o objetivo do curso de auxiliar da construção civil e os processos das aulas teóricas e práticas. Ruth Maria, da Paróquia São José - Cruz das Almas, falou sobre o curso dos agentes da Pascom e contou como essa capacitação contribuiu para a ação evangelizadora na sua Paróquia.
Dom Tourinho ressaltou a importância do patrocínio da organização Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) e da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). Foi através destas entidades que foi possível ofertar cursos gratuitos de capacitação e promoção humana para os diocesanos. Os cursistas receberam das mãos do Bispo a certificação, que tem reconhecimento internacional da Cáritas.
O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização.
Curso de Capacitação para auxiliares da Construção Civil
O curso teve como objetivo qualificar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Foi realizado no Centro Diocesano, em Capoeiruçu, com carga horária total de 350h, sendo 150h para aulas teóricas e 150h para aulas práticas.
Os alunos tiveram aulas de: português e matemática, introdução a informática, segurança no trabalho, noções de primeiros socorros, noções de engenharia elétrica, hidráulica e civil, ética e cidadania, materiais e equipamentos e orientação jurídica para construção civil.
A parte prática foi realizada no Santuário em Belém da Cachoeira e na Paróquia Nossa Senhora da Vitória- São Roque do Paraguaçu.
Este curso teve o patrocínio da organização internacional ACN.
Curso de Capacitação para os comunicadores católicos
O Curso que teve o patrocínio da United States Conference of Catholic Bishops (Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos) e teve como objetivo capacitar os agentes da pascom das paróquias da Diocese de Cruz das Almas.
O curso iniciou no mês de maio, com as aulas teóricas sobre: Teorias da Comunicação; a Comunicação a Serviço da Pastoral e a Pastoral da Comunicação. As aulas foram ministradas respectivamente pelos Jornalistas Mário Jorge, Sara Gomes e Mirrail Menezes.
Os pasconeiros no módulo prático tiveram aulas de produção de textos, transmissão ao vivo, produção de cards, rádio, fotografia e produção e edição de vídeos.
Neste dia, concomitantemente aconteceu a EXPOCOM: Sob o olhar de uma Igreja em movimento, a exposição das fotografias realizadas durante a aula de campo, ministrada pelo professor Márcio Soares.
Ajuda à Igreja que Sofre
A ACN é uma organização internacional, com sede no Vaticano. As contribuições coletadas pelos escritórios nacionais são gerenciadas pela sede internacional na cidade de Königstein, na Alemanha, é aqui que os pedidos de ajuda de mais de 140 países são recebidos e avaliados. De Königstein também é realizado o monitoramento exaustivo dos projetos aos quais o apoio é dado.
De início, uma nota introdutória a respeito do nome, que sofreu alterações durante os anos. Em 1947 a obra que nascia pelas ações do padre holandês, Werenfried van Straaten, ficou conhecida como Ostpriesterhilfe (Ajuda aos Padres do Leste). Em seguida recebeu um nome mais abrangente: Kirche in Not (Ajuda à Igreja que Sofre em alemão). E foi com base neste último que o nome da obra foi traduzido em todo país onde se abriu um escritório. Dessa maneira, ao passo que se expandia, a obra também perdia a sua identidade global, pois a tradução em cada língua nacional se distanciava do nome original alemão. Até que em 2016 deu início à universalização do nome, como ACN, sigla do nome em inglês “Aid to the Church in Need“, que mantém o significado da missão recebida desde sua fundação: Ajuda à Igreja que Sofre.
Fonte: Acn.org
Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) é uma assembléia da hierarquia dos bispos que exerce conjuntamente funções pastorais em nome dos fiéis cristãos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens Americanas.
Em 1917, os bispos dos EUA formaram o Conselho Nacional de Guerra Católica (NCWC) para permitir que os católicos dos EUA contribuíssem com fundos e comprometessem pessoal para fornecer cuidados espirituais e serviços recreativos aos militares durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1919, o Papa Bento XV instou a hierarquia a se juntar a ele em trabalhando pela paz e justiça social. Em resposta, os bispos organizaram o National Catholic Welfare Council e estabeleceram o primeiro Comitê Administrativo de sete membros para lidar com os negócios do Conselho entre as reuniões plenárias. A sede foi estabelecida em Washington, DC e um secretário geral com alguns funcionários foi nomeado.
Em 1922, a palavra "Conferência" substituiu "Conselho" no título da organização, sublinhando o fato de que era consultiva e não legislativa. Ao mesmo tempo, a National Catholic Welfare Conference foi criada para tratar de questões como educação, imigração e ação social.
Este modelo continuou até 1966, quando a Conferência Nacional dos Bispos Católicos (NCCB) e a Conferência Católica dos Estados Unidos (USCC) foram estabelecidas. O NCCB cuidava dos próprios assuntos da Igreja neste país. Suas comissões eram exclusivamente bispos e suas secretarias. Na USCC, os bispos colaboraram com outros católicos para abordar questões que dizem respeito à Igreja como parte da sociedade em geral. Seus comitês também incluíam leigos, clérigos e religiosos.
Em 1º de julho de 2001, o NCCB e o USCC se uniram para formar a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). A USCCB dá continuidade ao trabalho de ambas, mantendo o mesmo quadro de funcionários. Os próprios bispos formam aproximadamente 17 comitês, cada um com sua própria responsabilidade.
Fonte: Usccb.org
Fotos: Diácono Alan Bacelar, Adailane Souza e Jerry Santana