O mês de novembro foi marcado pela realização da Assembleia Diocesana de Pastoral que este ano foi realizada de forma sinodal nas foranias da Diocese reunindo padres, diáconos, religiosas, seminaristas e leigos junto ao Bispo Diocesano em momentos de partilha e escuta à luz do Espírito.
Durante os encontros, Dom Antonio Tourinho Neto apresentou perspectivas para terceira fase do Sínodo sobre a Sinodalidade proposta pelo Papa Francisco a ser realizada nas dioceses com a vivência do resultado da segunda fase, além das ações pastorais à luz do Plano de Pastoral. Também foi apresentado o Jubileu da Esperança e as iniciativas a serem realizadas para celebrá-lo na Diocese.
Como proposta, foi firmado o compromisso de chegar ao conhecimento de todos os fiéis diocesanos, por meio de encontros e formações, o documento final do Sínodo, o Plano de Pastoral e o Diretório de Catequese, este a ser lançado na Missa dos Santos Óleos em 2025.
A forania 3 iniciou os trabalhos da Assembleia Diocesana de Pastoral em 09 de novembro, reunindo no CTL de Acupe fiéis das paróquias Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora da Oliveira e São Domingos de Gusmão. O segundo encontro aconteceu no dia 13 de novembro na forania 2 no Centro Paroquial de São Felix com fiéis das paróquias Nossa Senhora do Rosário, Senhor Deus Menino, São Tiago do Iguape, São Bartolomeu e Nossa Senhora da Vitória. E o terceiro encontro foi realizado no Centro Paroquial da Catedral no dia 20 de novembro na forania 1 com os fiéis das paróquias Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, São José Operário, Nossa Senhora da Conceição de Governador Mangabeira e de Sapeaçu, São Pedro do Monte, São João Batista, Santo Antonio e da Área Pastoral São Roque.
Em todos os encontros os participantes se reuniram em grupos para ouvirem o Espírito Santo, discernir e apontar caminhos para que a Diocese possa viver a sinodalidade, com ações concretas, segundo as propostas do primeiro Plano de Pastoral que foi elaborado durante os primeiros seis anos da Diocese de Cruz das Almas.
Com a conclusão da 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral, as colaborações serão encaminhadas para a Coordenação de Pastoral que realizará uma síntese de todas as contribuições. Em seguida, o Bispo Diocesano emitirá um documento para todos os fiéis com o resultado final, indicando os caminhos pastorais para o Ano Santo do Jubileu da Esperança.